BrasilDestaques

Hoje celebra o Dia Mundial Sem Carro

foto google

Hoje, 22 de setembro  é o dia para deixar o carro na garagem e usar outras formas de andar pela cidade, como o transporte público, a bicicleta ou mesmo a caminhada. Tudo começou na França, em 2007. O Dia Mundial sem Carro passou a ser adotado no Brasil em 2013.

Por conta da pandemia o uso de veículos coletivos teve queda. Os transportes públicos tiveram redução de uso, pelo risco de contágio, e indiretamente estão contribuindo para o controle de poluentes.

Programação Nacional

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), celebra nesta quarta-feira (22) o Dia Mundial Sem Carro. A programação faz parte da Semana da Mobilidade, na qual serão debatidas soluções sustentáveis de mobilidade urbana, com o estímulo a transportes alternativos que não emitem poluentes, como as bicicletas.

Na ocasião, será lançado o Selo Bicicleta Brasil, que irá certificar empresas e órgãos públicos que adotarem medidas que estimulem o transporte cicloviário. O lançamento será às 14h30.

Logo após, às 15h, haverá o painel “Mobilidade Ativa e Segurança”, que contará com a participação de gestores do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos (DEMOB) do MDR, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e de professores da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Até sexta-feira (24), a Semana da Mobilidade trará debates sobre aspectos relacionados à mobilidade urbana. Toda a programação será transmitida pelo canal do Ministério do Desenvolvimento Regional no YouTube.

Redação/Ascom

You may also like